Verificar hash MD5 via terminal Linux

Verificar hash MD5 via terminal Linux

O md5sum é um utilitário nativo na maioria das distribuições Linux usado para verificar o hash md5 de arquivos, textos, e etc. O md5sum foi projetado para verificar a integridade dos dados usando o hash criptográfico de 128 bits MD5 (Message-Digest 5). Com o hash MD5 usado corretamente pode-se confirmar a integridade e a autenticidade de algum arquivo ou string.

Embora tenham sido encontradas falhas de segurança no algoritmo MD5, os hashs MD5 ainda são úteis quando você confia na organização que disponibiliza.

Ele é muito utilizado para verificação de integridade de ISOs. Onde nos próprios sites de download disponibilizam o hash original para que assim que o download finalizar você possa comparar. Algumas das grandes que utilizam isso: Ubuntu , Kali Linux , CentOS.

Verificando MD5 de uma string

echo -n "Digite o texto" | md5sum
Hash md5 de uma string

Verificando MD5 de um arquivo

md5sum teste.txt
Hash md5 de um arquivo

Neste exemplo do arquivo seria a sintaxe que usaria para validar a sua .iso, pois o .iso é um arquivo.

BÔNUS

Gostou do artigo? Então ai vai um bônus… E se você precisa gerar os hashs de todos os arquivos dentro de um diretório? Lá vai a sintaxe:

No exemplo a pasta se chama PASTA-BONUS e dentro contém 5 arquivos nomeados como arquivo{1..5}.txt. O comando foi executado dentro da pasta onde os arquivos estão

find -type f -exec md5sum {} \;
Hash md5 de vários arquivos

Se quiser saber mais basta usar o md5sum -help e ser feliz 😀

OBSERVAÇÃO: Atualmente não é recomendado o uso de MD5 com intuito de segurança. É indicado utilizar algoritmos mais “poderosos” como SHA-2 ou superior.

Por fim, agradecemos a leitura e esperamos que este post tenha te ajudado de alguma maneira! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo Telegram , Facebook ou Instagram ! Veja mais posts no IronLinux !