Estressando MEM, DISCO e CPU com Stress-ng [Debian9]

Estressando MEM, DISCO e CPU com Stress-ng [Debian9]

O STRESS-NG

Com a ferramenta Stress-ng podemos literalmente realizar o Stress de alguns recursos do seu servidor, sendo eles: Cpu, memória e disco. Com o Stress-ng podemos estressar nosso servidor afim de descobrir o quanto de carga ele aguentará sem perder a performance. É possível fazer testes isolados nos componentes informados, para a análise de desempenho ser mais assertiva.

O stress-ng criado para fazer uma máquina trabalhar com alto consumo para simular problemas de hardware como excedentes térmicos, bem como erros do sistema operacional que ocorrem apenas quando um sistema é golpeado com força.

INSTALANDO STRESS-NG

O Stress-ng já consta nos repositórios padrões do Debian e outras distribuições

1- Instalando

apt install stress-ng

A versão usada neste tutorial foi:

root@ironlinux:~# stress-ng --version stress-ng
version 0.07.16

UTILIZANDO O STRESS-NG

Verificar todas as opções:

stress-ng -h

O help deste comando é bem completo, sendo que cada opção utilizada nos exemplos abaixo esta no resultado dele. Indicamos que não apenas execute os comandos, mas aprenda o que cada opção faz. Isso com certeza fará você um SysAdmin melhor 😀

Exemplo recomendado pelo desenvolvedor do projeto:

stress-ng --cpu 1 --vm 1 --hdd 1 --fork 1 --switch 1 --timeout 10 --metrics

Executar 8 workers de memória virtual que combinados usam 80% da memória disponível por 1 hora. Assim, cada workers usa 10% da memória disponível:

stress-ng --vm 8 --vm-bytes 80% -t 1h

Executa por 60 segundos com 4 workers de CPU, 2 workers IO e 1 node usando 1G de memória virtual:

stress-ng --cpu 4 --io 2 --vm 1 --vm-bytes 1G --timeout 60s

Executa 2 instâncias dos workers de IO combinados usando um total de 10% do espaço disponível no sistema de arquivos por 10 minutos. Cada workers utilizará 5% do espaço disponível no sistema de arquivos:

stress-ng --iomix 2 --iomix-bytes 10% -t 10m

Com este comando é possível medir as latências de agendamento em tempo real criadas pelo workers do disco rígido. O comando usa um relógio de alta resolução em nanossegundos para medir as latências durante o sleeps de 10.000 nanossegundos. No final de 1 minuto de tensão, a distribuição de latência com intervalos de 2500 ns será exibida. OBS: deve ser executado com privilégios de superusuário para permitir que o agendamento em tempo real obtenha medidas precisas:

stress-ng --cyclic 1 --cyclic-dist 2500 --cyclic-method clock_ns --cyclic-prio 100--cyclic-sleep 10000 --hdd 0 -t 1m

Com este tutorial aprendemos como instalar e utilizar as principais opções do Stress-ng.

Por fim, agradecemos a leitura e esperamos que este post tenha te ajudado de alguma maneira! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo Telegram , Facebook ou Instagram ! Veja mais posts no IronLinux !

Posts relacionados

Pilha TIG (Telegraf, InfluxDB e Grafana)

Pilha TIG (Telegraf, InfluxDB e Grafana)

Como todo bom SysAdmin você precisa de uma forma eficiente de monitorar os recursos dos seus servers, certo?

Ler post completo
Escalar privilégios com SUDO

Escalar privilégios com SUDO

O SUDO permite que um usuário execute um comando como super user (root), sendo ele um dos binários do linux que possibilita escalação de privilégio.

Ler post completo
Alterando hostname no Linux [Ubuntu]

Alterando hostname no Linux [Ubuntu]

Acho que todos já instalaram uma máquina virtual ou contrataram um Cloud e se deparou com o nome padrão no Hostname da máquina, geralmente é o SO utilizado.

Ler post completo