Criação e manipulação de arrays com PHP

Criação e manipulação de arrays com PHP

As arrays, que também podem ser chamadas de vetores, têm como objetivo guardar de maneira uniforme os valores na memória. Para navegar entre elas, as arrays possuem índices que podem ser facilmente acessados.
Além do mais, no PHP as arrays não precisam ter seu tamanho e tipo especificado, o que facilita na sua aplicação.

Para invocarmos uma array no PHP, podemos fazer da seguinte maneira:

<?php
$lista = array();

Como dito anteriormente, as arrays possuem índices internos que servem como endereço dos valores inseridos na array.

Portanto, se inserirmos os dados desta forma:

$lista[] = 'boi'; 
$lista[] = 'vaca';
var_dump($lista);

boi’ será inserido no próximo valor de índice da array, que no caso é 0, os valores adjacentes serão inseridos nos índices seguintes. Para visualizar os dados dentro da array, podemos utilizar a função var_dump(), que retornará a quantidade de dados dentro da array (2), o valor do índice e o tipo de dado junto com o tamanho inserido, além do valor que atribuímos à aquela array.

Array vardump PHP

Todavia, podemos inserir os dados na array da forma que bem entendermos, basta especificar o índice no qual queremos inserir o dado:

<?php 

$lista = array(); 

$lista[] = 'boi'; 
$lista[] = 'vaca'; 

$lista[4] = 'cachorro'; 
$lista[3+2] = 'bode'; 
$lista[] = 'capivara'; 

var_dump($lista);

Perceba que após a inserção da palavra ‘vaca’, especifiquei o índice 4 para a inserção da palavra ‘cachorro’, pulando o 2 e 3. Mostrando mais uma das possibilidades, executei uma operação de soma para inserir no índice 5 a palavra ‘bode’.

Como poderá ser observado na imagem abaixo, a palavra ‘capivara’ será inserida no índice 6, isso porque o PHP possui um ponteiro interno que percorre os índices, e como o antecessor era o índice 5, ‘capivara’ foi inserido no próximo:

Arrays numéricas PHP

Além das implementações numéricas, também podemos criar arrays associativas onde é possivel nomear os índices, permitindo criar formulários internos:

<?php 

$dados = array(); 

$dados['Nome'] = 'Felipe'; 
$dados['Curso'] = 'Desenvolvimento WEB'; 
$dados['SecretCod'] = 4815162342; 

var_dump($dados);
Array associativa PHP

Além disso, é possível inserir os dados nas arrays de outras fomas, o php disponibiliza algumas funções para manipulação das mesmas e ainda é possível criar arrays multidimensionais. Mas isso fica para outro dia 😉

Por fim, agradecemos a leitura e esperamos que este post tenha te ajudado de alguma maneira! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo Telegram , Facebook ou Instagram ! Veja mais posts no IronLinux !