Como editar o hosts no Linux
- Vinicius Souza
- Linux
- 23 de maio de 2023
O arquivo “/etc/hosts” é um arquivo de configuração usado pelos sistemas operacionais Linux e outros sistemas Unix-like, para mapear nomes de host para endereços IP. Ele atua como um diretório local que o sistema operacional consulta antes de fazer consultas de DNS para resolver nomes de host em endereços IP.
Principais funções do arquivo /etc/hosts:
- Resolução de nomes locais: O arquivo /etc/hosts permite que você defina nomes personalizados. Por exemplo, você pode adicionar uma entrada no arquivo para associar um nome de host personalizado, como “meuservidor.local”, a um endereço IP específico na sua rede local. Isso permite que você se refira a um servidor pelo nome em vez de digitar o endereço IP completo;
- Redirecionamento de domínios: Você pode usar o arquivo /etc/hosts para redirecionar o tráfego de um domínio para um endereço IP diferente do normal;
- Resolução de nomes em redes isoladas: Se você estiver executando uma rede isolada sem acesso à Internet ou sem um servidor DNS configurado, o arquivo /etc/hosts pode ser usado para fornecer resolução de nomes dentro da rede. Você pode adicionar entradas para os nomes de host que deseja usar e associá-los aos respectivos endereços IP.
No entanto, é importante observar que o arquivo /etc/hosts é usado apenas para resolução de nomes localmente no sistema em que está localizado. Para resolução de nomes em toda a rede ou na Internet, o sistema operacional usará servidores DNS configurados no arquivo /etc/resolv.conf ou nas configurações de rede.
Como alterar (how to)
1- Edite o arquivo com o usuário root ou utilizando sudo em um usuário com privilégios:
sudo vim /etc/hosts
2- Adicione o endereço IP e o nome que quer associar e salve. Neste caso abaixo adicionei o endereço IP “192.168.50.129” e o nome “post_iron.hosts”:
Exemplo:
É apenas um exemplo, você pode adicionar o endereço IP de um servidor de arquivos e no nome poderia colocar como “servidorftp.minhaempresa”, enfim, sua criatividade vai mandar. Dica: tente unir o bom senso com a agilidade pro seu dia a dia.
3- Evidência do funcionamento:
Antes de adicionar o IP e nome no arquivo /etc/hosts:
é possível ver que o IP respondia corretamente, ou seja, existia em minha rede, porém o hostname não foi encontrado localmente e nem na internet, pois ele precisou resolver o dns utilizando o server definido no resolv.conf
Depois de adicionar o IP e nome no arquivo /etc/hosts:
é possível ver que o IP respondia corretamente, ou seja, existia em minha rede, e após adição o hostname também respondeu, pois foi encontrado localmente, com isso ele não precisou utilizar a resolução de dns.
Por fim, agradecemos a leitura e esperamos que este post tenha te ajudado de alguma maneira! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo Telegram , Facebook ou Instagram ! Veja mais posts no IronLinux !