Verificar hash SHA256 via terminal Windows
- Gustavo Viana
- Windows
- 14 de maio de 2024
O SHA256 (Secure Hash Algorithm 256) é um algoritmo de criptografia que transforma um arquivo ou um texto em uma sequência única de caracteres. Essa sequência, também conhecida como hash, funciona como uma “impressão digital” do arquivo. Apesar de antigo (criado em 2001) e ter opções melhores de hashing, o SHA256 ainda é muito utilizado hoje em dia e é considerado mais seguro que o MD5 .
- E para que serve uma Hash?
Imagine que você baixa um software importante da internet. O desenvolvedor fornece o hash SHA256 do arquivo de instalação. Você calcula o hash do arquivo baixado e compara com o hash fornecido. Se os hashes coincidirem, você pode ter certeza de que o arquivo não foi corrompido durante o download.
O processo de checagem de hash é muito importante também na área de resposta à incidentes, uma vez que, ao preservar um artefato, é necessário garantir que o mesmo não recebeu alterações.
Verificando SHA256 de um arquivo
Com Get-FileHash do Powershell
Get-FileHash -Algorithm SHA256 "C:\Caminho\Do\Arquivo Desejado.txt"
Com certutil
certutil -hashfile "C:\Caminho\Do\Arquivo Desejado.txt" SHA256
Retornando apenas a hash
Nos comandos acima houveram alguns outputs que não são interessantes, então abaixo estão alguns exemplos de como retornar apenas a hash SHA256 como output.
Com Get-FileHash do Powershell
(Get-FileHash -Algorithm SHA256 teste.txt).Hash
ou
Get-FileHash -Algorithm SHA256 teste.txt | Select-Object -ExpandProperty Hash
Com certutil
certutil -hashfile .\teste.txt SHA256 | findstr /v "(Verificando o hash|SHA256 hash de)"
BÔNUS
Gostou do artigo? Então ai vai um bônus… E se você precisar identificar as hashes de todos os arquivos dentro de um diretório?
No exemplo a pasta se chama teste e dentro contém 4 arquivos nomeados como teste{1..4}.txt:
Get-ChildItem -Path C:\Users\Gustavo\Documents\teste -Recurse -File | ForEach-Object { Get-FileHash -Path $_.FullName -Algorithm SHA256 }
Por fim, agradecemos a leitura e esperamos que este post tenha te ajudado de alguma maneira! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo Telegram , Facebook ou Instagram ! Veja mais posts no IronLinux !