Verificar hash MD5 via terminal Windows

Verificar hash MD5 via terminal Windows

O hash MD5 (Message Digest 5) é um algoritmo de criptografia que transforma um arquivo em uma sequência única de caracteres. Essa sequência, também conhecida como assinatura digital, funciona como uma “impressão digital” do arquivo. Apesar de antigo (criado em 1991) e ter opções melhores de hashing, o MD5 ainda é muito utilizado hoje em dia.

  • E para que serve uma Hash?

Imagine que você baixa um software importante da internet. O desenvolvedor fornece o hash MD5 do arquivo de instalação. Você calcula o hash do arquivo baixado e compara com o hash fornecido. Se os hashes coincidirem, você pode ter certeza de que o arquivo não foi corrompido durante o download.

O processo de checagem de hash é muito importante também na área de resposta à incidentes, uma vez que, ao preservar um artefato, é necessário garantir que o mesmo não recebeu alterações.

Verificando MD5 de um arquivo

Com Get-FileHash do Powershell

Get-FileHash -Algorithm MD5 "C:\Caminho\Do\Arquivo Desejado.txt"

Com certutil

certutil -hashfile "C:\Caminho\Do\Arquivo Desejado.txt" MD5
Hash md5 de um arquivo no windows

Retornando apenas a hash

Nos comandos acima houveram alguns outputs que não são interessantes, então abaixo estão alguns exemplos de como retornar apenas a hash MD5 como output.

Com Get-FileHash do Powershell

(Get-FileHash -Algorithm MD5 teste.txt).Hash

ou

Get-FileHash -Algorithm MD5 teste.txt | Select-Object -ExpandProperty Hash
Hash md5 de um arquivo no terminal windows

Com certutil

certutil -hashfile .\teste.txt MD5 | findstr /v "(Verificando o hash|MD5 hash de teste.txt:)"
Hash md5 de um arquivo com certutil

BÔNUS

Gostou do artigo? Então ai vai um bônus… E se você precisar identificar as hashes de todos os arquivos dentro de um diretório?

No exemplo a pasta se chama teste e dentro contém 4 arquivos nomeados como teste{1..4}.txt:

Get-ChildItem -Path C:\Users\Gustavo\Documents\teste -Recurse -File | ForEach-Object { Get-FileHash -Path $_.FullName -Algorithm MD5 }
Hash md5 de vários arquivos powershell

Por fim, agradecemos a leitura e esperamos que este post tenha te ajudado de alguma maneira! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo Telegram , Facebook ou Instagram ! Veja mais posts no IronLinux !

Posts relacionados

Usar Hyper-V sem solicitação de usuário administrador

Usar Hyper-V sem solicitação de usuário administrador

Neste post veremos um método de contornar o comportamento do Hyper-V de solicitar credencial administrativa sempre que você o abre.

Ler post completo
Agendar tarefas no Windows via terminal

Agendar tarefas no Windows via terminal

O agendamento de tarefas é uma ferramenta poderosa no Windows, permitindo a automação de processos essenciais para aumentar a eficiência e produtividade.

Ler post completo
Verificar hash SHA256 via terminal Linux

Verificar hash SHA256 via terminal Linux

O sha256sum é um utilitário nativo na maioria das distribuições Linux usado para verificar o hash SHA256 de arquivos, textos, e etc.

Ler post completo