Utilizando o comando Screen no Linux

Utilizando o comando Screen no Linux

O comando screen pode ser útil para monitorar atividades de terceiros em um servidor linux, salvar sequências de comandos usados em determinado período ou até mesmo para explicar algum procedimento para outra pessoa que está logada no mesmo ambiente.

Caso o screen não esteja instalado no Ubuntu / CentOS e derivados, podemos instalá-lo com os comandos:

Para distribuições baseadas em .DEB:

apt-get install screen

Para distribuições baseadas em .RPM:

yum install screen

Agora que temos o pacote instalado no sistema podemos utilizá-lo da seguinte maneira:

Imagine que duas pessoas estão conectadas em um servidor linux, em localizações diferentes e querem compartilhar sua tela. O primeiro usuário (à esquerda) digita o comando screen, e após isso o segundo usuário (à direita) utiliza dois comandos, o screen -ls para listar todas as screens ativas naquele servidor e depois o comando screen -x + nome da sessão para conectar-se a mesma screen do usuário 1. Após conectado, tanto o usuário um, quanto o usuário dois podem digitar comandos no terminal e os dois usuários poderão visualizar em tempo real.

Veja o GIF Abaixo:

Por fim, agradecemos a leitura e esperamos que este post tenha te ajudado de alguma maneira! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo Telegram , Facebook ou Instagram ! Veja mais posts no IronLinux !