Como limpar memória Swap – Linux

Como limpar memória Swap – Linux

Este post será bem objetivo, pois se você veio parar aqui provavelmente foi no meio de um troubleshooting em que o foco é resolver o problema, correto? Bom, bora lá limpar memória swap no linux!

Em primeiro lugar, uma rápida explicação: Quando um programa ou serviço consome mais memória RAM que você possui disponível, seu sistema Linux utiliza o disco para ser executado como uma “memória sobressalente”, porém sabemos que ele não foi feito pra isso, correto? Correto! então, você provavelmente notará lentidão quando isso ocorrer.

1. Verificar informações de memória

free -h
memoria linux

O comando ‘free’, por exemplo, é utilizado para verificar sua memória RAM e o parâmetro -h exibe em um formato human readable.

Podemos ver que de um total de 2G de memória RAM e 1G de memória swap estamos utilizando 198M de swap. E como limpar isso? Lembrando que, é preciso ter memória RAM disponível no mesmo tamanho que o swap está utilizando.

2. Limpar memória swap

sudo swapoff -av ; sudo swapon -av
limpar memoria swap linux

Como resultado, o comando swapoff desabilita a área de swap e o swapon habilita novamente. Fazendo com que quando o swap seja desabilitado a memória utilizada no disco seja enviada para a memória RAM. Os parâmetros utilizados são:

-a (swapoff): desabilita todos os dispositivos marcados como swap em /etc/fstab.
-a (swapon): habilita todos os dispositivos marcados como swap em /etc/fstab.
-v (swapoff/ swapon): executa em modo verbose

Por último, uma observação importante é que essa memória swap pode ter sido acionada quando algum processo que já morreu a acionou, então não significa que quando você desabilitar e habilitar toda a memória que estava marcada em swap seja utilizada em sua memória RAM.

Por fim, agradecemos a leitura e esperamos que este post tenha te ajudado de alguma maneira! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo Telegram , Facebook ou Instagram ! Veja mais posts no IronLinux !